Prefeitura de

Turvo

Bem-vindo ao Portal de Turismo do Município de Turvo


Em 1913, o imigrante italiano Antônio Bez Batti, vindo de Urussanga, instala-se com sua família próximo à um rio de águas turvas. Ele então, passa a chamar aquela região de “Turbo”, que significa turvo em língua veneta. Mais tarde, os habitantes passam a chamar a cidade de Turvo, aportuguesando assim, o seu nome.

O município é considerado a “Capital da Mecanização Agrícola e do Arroz”, principalmente após o seu programa de irrigação, mas ela também se destaca pela cultura de arroz, milho e fumo.

Turvo oferce algumas alternativas turísticas, como o Museu Antônio Bez Batti e o CTG Vale da Amizade. A cidade também promove eventos como o Festival do Jeep Cross (março), a Festália (agosto), a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Oração (julho) e o Passeio Ciclístico (maio), além da Festa do Colono, realizada a cada dois anos para reverenciar a principal atividade do município - o destaque é a prova de Quilômetro de Arrancada para tratores.


Próximos eventos

Arrancada de tratores

Data: 10/08/2017 a 13/08/2017

A arrancada de tratores já é famosa, principalmente por ser a única no Brasil. O evento nasceu em 1987 manifestada pelo interesse dos próprios agricultores em criar um evento diferente que tivesse espírito competitivo e que pudesse atrair não só uma atenção maior do público, mas principalmente fazer com que o agricultor participasse de uma competição diferente cheia de adrenalina e emoção. A primeira arrancada contou com a participação de 97 tratores e a última com mais de 250 máquinas. As pistas eram bem simples, a estrutura básica e a premiação também, mas o público e a paixão pela velocidade fizeram com que o evento crescesse tomando grandes proporções.

.......

Desfile de Máquinas Agrícolas

Data: 13/08/2017

O desfile de máquinas agrícolas ocorre nas avenidas de Turvo. Na última festa cerca de mil máquinas desfilaram na cidade.

.......

Festália

Data: 01/08/2018 a 31/08/2018

Uma festa tipicamente italiana, com todas as ações de nossos antepassados traduzidas nos dias de hoje. Assim é a Festália que teve a idéia da festa surgida por volta do mês de maio de 2000. Muito se falou de se ter uma festa italiana no município. Este papo ficou nas rodas de amigos por muito tempo. Era chegada a hora de sair do pensamento e ir para a realidade. Uma reunião foi realizada entre a Associação dos Descendentes de Italianos de Turvo e a administração municipal da época que deu o apoio. Aí então juntos com uma agência de comunicação foi-se a luta.

.......

Como chegar

Tempo

Domingo
25ºC / 12ºC
Segunda
26ºC / 13ºC

  • 24ºC / 12ºC
  • Atual: Parcialmente Nublado
  • IUV: 6.0

Principais distâncias

Florianópolis, SC
242 km
exibir rota ]
Porto Alegre, RS
254 km
exibir rota ]
Curitiba, PR
528 km
exibir rota ]
São Paulo, SP
921 km
exibir rota ]
Brasília, DF
1892 km
exibir rota ]
 
exibir rota ]

Telefones Úteis

Disque-Denúncia
181
Polícia Militar
190
Ambulâncias
192
Corpo de Bombeiros
193
Defesa Civil
199

Dados do Município

  • Municípios limítrofes: Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Ermo e Araranguá.
  • Área: 233,70 km²
  • População: 12.649 hab. est. IBGE
  • Altitude: 38 m
  • Região Turística: Caminho dos Canyons