Informações Gerais

O Município de Turvo possui uma área de 234,7 km, situado na região litoral sul catarinense, integrando a Associação de municípios do Extremo Sul Catarinense-AMESC, que é composta por 15 municípios. 

O acesso à cidade, a partir da BR-101, é pela SC-448 até Meleiro e, depois, pela SC-483. A cidade de Turvo tem mais de 12 mil habitantes e fica a 251 km de Florianópolis. As primeiras famílias que se estabeleceram em Turvo, no início do século passado, foram de imigrantes italianos. O município conta com uma diversidade de atrativos naturais e culturais. Morros, rios, quedas d’água, recantos de matas nativas e lindas propriedades formam o cenário. Eventos como a arrancada de tratores e identificam a criatividade do povo turvense, cuja saga está registrada no museu municipal e no sucesso com sua principal economia: a produção de arroz, que lhe rendeu o título de Capital da Mecanização Agrícola. Entre seus eventos, a Festália é hoje reconhecida, em nível estadual, como a festa do imigrante italiano e, a Festa do Colono, homenageia o homem do campo.

 

Arrancada de tratores:

Coragem e muita adrenalina marcam a Arrancada Catarinense de Tratores realizada na cidade de Turvo, no mês de agosto, durante a Festa do Colono, que acontece a cada dois anos. O ronco dos motores, o assobio das turbinas, as empinadas em cada largada, manobras radicais e a agilidade dos pilotos agricultores fazem a multidão levantar nas arquibancadas.