Prédio Administrativo

Em 26 de fevereiro de 1949, na rua Rui Barbosa, houve uma reunião com a finalidade exclusiva de organizar os festejos comemorativos da instalação do município de Turvo, criado pela Lei Estadual 247, de 30 de dezembro de 1948. Assumiu a presidências dos trabalhos Osni Paulino da Silva, prefeito municipal.

Em 30 de dezembro de 1948 pela lei municipal 247, a localidade foi elevada a categoria de município com território desmembrado de Araranguá, tendo sido nomeado prefeito provisório Osni Paulino da Silva professor e subdiretor do Departamento de Educação. A 20 de março de 1949, foi instalado o município solenemente, na presença de grande número de pessoas e autoridades.

O prédio da antiga Casa dos Padres foi restaurado para abrigar a prefeitura (hoje Casa da Criança).

A primeira eleição municipal se deu no dia 02 de outubro de 1949 ficando a cargo de Abel Bez Batti, filho do primeiro morador da atual sede sendo eleitos ainda no mesmo pleito sete vereadores: Altemar Esteves de Aguiar, Ângelo Frasseto, Caetano Feltrin, João de pelegrini, Luiz Maragno, Liz Girardi e Raul Villar Rabello, sendo o presidente Altemar Esteves de Aguiar.

Distritos pertencentes ao município de Turvo: Praia Grande, Jacinto Machado ou Volta Redonda, Meleiro, Timbé do Sul e Ermo. No programa convite das festividades comemorativas de instalação do município a benção do primeiro prédio administrativo esteve marcado para às 19h45. Ainda na data, foram inaugurados o novo prédio do Hospital São Sebastião e inauguração da estrada que liga Jacinto Machado a localidade de Pedra.

Na seqüência de obras que os subseqüentes prefeitos foram realizando, no mandato de Antonio Dandolini (1959 a 1964), eleito pela UDN, foi construído o atual prédio da Prefeitura de Turvo. No mandato seguinte assumiu Sebatião M. de Mattos (1964 a 1966), eleito indiretamente por uma coligação de vereadores do PSB e PTB, fez complementos à prefeitura municipal.

Hoje a Prefeitura esta localizada na rua Nereu Ramos, 609, centro. O horário de expediente do executivo municipal é 7h30min às 11h30min e das 13 horas às 17 horas. O telefone da Prefeitura de Turvo é (48) 3525 8100.