Feira da Agricultura Familiar é fonte de renda para famílias
A Feira da Agricultura Familiar de Turvo encerra na próxima sexta-feira (30/12), e os agricultores que comercializam os produtos no local comemoram as boas vendas de 2011.
Segundo eles, neste ano as vendas aumentaram mais de 50%. Já famosa pelos seus pães caseiros, a agricultora Marjane Bristot Correa, do distrito de Morro Chato, comemora o aumento das vendas. "No ano passado vendíamos em média 25 pães por mês. Este ano triplicamos a quantidade. Além disso, a Feira também ajudou nossa família a aumentar a clientela nas casas. As pessoas vêm aqui comprar na sexta-feira e já encomendam mais pães, que entregamos em casa durante outros dias da semana", diz.
A feira, que ocorre todas as sextas-feiras das 14 às 20 horas em frente à Praça da Matriz, iniciou em 2010, e dispõe de produtos essencialmente caseiros como macarrão, pães, bolos, açúcar mascavo, melado, doces, bolos, bolachas e produtos artesanais.
A agricultora Vanilda Piazzoli Canever, de Linha Contessi, participa da feira há mais de um ano e conta que a família toda está envolvida. "Produzimos açúcar mascavo, vinagre, bolos. Agora também vendemos orquídeas. Deixamos o fumo de lado e nos dedicamos à produção desses produtos naturais, livres de agrotóxicos", destaca.
Vanilda comenta que as pessoas procuram pelos produtos naturais, por não ter química nem conservante. "Notamos que a preocupação com a saúde está em primeiro lugar. Na hora de comprar, muitos perguntam se os produtos não tem agrotóxico", explica.
Foi justamente à preocupação com a saúde que fez da aposentada Álida Lucietti Tomazi cliente assídua da Feira. Toda sexta-feira ela compra desde farinha de milho, melado, até frutas e bolos para a família. "Além de muito saborosos, os produtos fazem bem a saúde e ainda ajudam as famílias da minha cidade", afirma.
A feira é organizada pela prefeitura de Turvo e a Epagri, em parceria com agricultores familiares. Atualmente, 15 famílias participam ativamente da feira, que terá suas atividades reiniciadas na segunda quinzena de fevereiro de 2012.