Vegetação

 

A vegetação original da área e representada pela região fitoecologica  denominada como Floresta Ombrofila Densa.

A Ombrofila Densa está situada na parte leste do estado, entre o planalto e o oceano constituído originalmente por árvores perenefoliadas de 20 a 30 metros de altura.

Pode-se distinguir quatro estratos:

  • Estrato Arbóreo Superior: Bastante denso, com árvores de 20 a 30 metros, copas largas folhas perenefoliadas.Como espécies mais importantes ocorrem a canela preta (OCOTEA cathar inensis), a canela sassafrás (OCOTEA pretiosa), a peroba vermelha (ASPIDIOSPERMA olivaceum) e a canela fogo (CRYPTOCARPA aschersoniana).
  • Estrato Médio: É constituído, geralmente, por um número relativamente pequeno de árvores medianas como o palmiteiro e espécies de mirtáceas, rubiáceas e outras famílias menos importantes.
  • Estrato Arbustivo:Predomina um pequeno número de espécies pertencentes principalmente ás rubiáceas, palmáceas e moniáceas.
  • Estrato Herbáceo:Consttuído por heliconáceas, marantáceas, pteridófitos e gramíneas.

Atualmente grande parte da Floresta Ombrófila Densa encontra-se intensamente devastada para ceder lugar á agricultura ou pastagem.

Em virtude de, em grande parte, se encontrar em terrenos bastante dissecados e de difícil acesso, existem ainda áreas consideráveis com floresta original que são preservadas.