Turvo receberá estações meteorológicas

Turvo (25/3/2009) – Com o objetivo principal de medir a precipitação pluviométrica, temperatura, umidade do ar e molhamento folhar para auxiliar os agricultores, a Epagri instalará estações meteorológicas em Turvo. Em reunião realizada na prefeitura, na manhã desta quarta-feira (23), com técnicos do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) ficou definido que até a segunda quinzena de abril as estações estarão instaladas.

O engenheiro agrônomo do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), Hamilton Justino Vieira, explica que os dados colhidos pelas estações meteorológicas serão transmitidos através das operadoras de telefonia celular que atuam em Santa Catarina, e armazenados automaticamente no banco de dados da Epagri em Florianópolis.

"No banco de dados as informações serão trabalhadas automaticamente e reenviadas aos usuários cadastrados por e-mail, mensagens via celular (torpedos) ou disponibilizados no site da Epagri", explica Vieira. Segundo ele, qualquer pessoa pode se cadastrar para receber as informações meteorológicas que são atualizadas a cada 60 minutos.

Para o prefeito Ronaldo Carlessi, estas estações permitirão previsões climáticas com mais precisão e irão auxiliar os agricultores, principalmente, no plantio e colheita, aplicação de herbicidas e fungicidas, prevenção de pragas e doenças, manejo de aviários. Conforme Carlessi, além destas duas estações, o executivo municipal lutará pela instalação de outras duas que atenderão a demanda do município.

Os locais onde serão instalados os equipamentos deverão ser definidos pela prefeitura, em parceria com a Epagri, Sindicato dos Agricultores e Cootil nos próximos dias. Os demais municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Araranguá também serão contemplados com as estações.

Além de técnicos do Ciram, também participaram da reunião o vice-prefeito, Everton Schmidt; o gerente Regional da Epagri, Eclair Coelho; o presidente da Cootil, Rogério Bardini e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Davide Tomazi Tomaz.

Prefeitura de Turvo
(48) 3525.8100