Projeto a nonna também fazia comemora dia da vovó
Turvo (7/8/2010) – Com o objetivo de comemorar o dia da vovó, a prefeitura de Turvo, através do projeto "A nonna também fazia" promoveu na tarde de sábado (7), no pólo da UFSC, o café colonial para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas mais de 40 alunas do curso.
As vovós participaram do sorteio de brindes, receberam homenagens e também um porta-agulha e alfinete de patchwork confeccionado pelas alunas. A coordenadora dos clubes de mães, Marta Elisabete Ribeiro Ávila, e a monitora do projeto, Anadir Ronchi, explicam que este programa visa resgatar a cultura, trocar experiências entre avós e netas e oferecer uma ocupação as crianças e adolescentes.
Durante o curso, elas aprendem a costurar, pregar botão, fazer bainha, fuxico, tricô, bordar e outros tipos de trabalhos manuais, como patchwork e artesanato com EVA. As aulas são ministradas as terças e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino, no Pólo da Ufsc. "Precisamos resgatar e incentivar nossas crianças a desenvolver estes trabalhos manuais. Além disso, oferecemos uma ocupação as crianças e adolescentes no período que elas não estão na sala de aula", destaca Anadir.
O dia da vovó é comemorado oficialmente em 26 de julho.