Posto de Saúde Central é inaugurado

Turvo (1/3/2012) – Na noite de quinta-feira, (1º/3), mais de 400 pessoas, prestigiaram a inauguração do novo posto de saúde central, que contou com a presença do vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira.

A nova unidade de saúde, localizada na rua Marcos Rovaris, no bairro Centro, tem 430,08 m² de área construída. Com quatro consultórios médicos, um ginecológico e dois odontológicos, o posto tem salas de vacina, espera, triagem, observação, reuniões, administrativa, curativos, esterilização, utilidades, consultório de enfermagem, depósito de equipamentos, materiais de banheiro e rampas de acessibilidade.

A secretária de saúde do município, Cleonice Lima Silvano, destacou que Turvo está de parabéns, pois com o novo posto a qualidade de vida da população é garantida. "Esta grande obra é a saúde que vai acontecer para os turvenses. E eu me orgulho muito de poder fazer parte deste projeto, que foi muito batalhado, mas que agora é uma realidade para todos nós". Cleonice também lembrou algumas das conquistas na área da saúde, como a criação dos novos Estratégia Saúde da Família (ESF), da clínica de fisioterapia, do programa remédio em casa, dentre outros.

Para o prefeito Ronaldo Carlessi a obra, que tem como principal diferencial, o horário ampliado até as 22 horas, vai beneficiar o trabalhador. Ele ainda informa que este é o terceiro posto de saúde implantando pela atual administração. "Em 2010 construímos o posto de saúde no bairro São Luiz, em 2011 implantamos uma unidade de saúde na Linha Contessi, e hoje temos a satisfação de inaugurar este grande posto de saúde central", enfatiza.

Ronaldo destacou também a construção da nova unidade de saúde central, assim como a aquisição dos mobiliários e equipamentos foi viabilizada através da parceria dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, comemorou com grande êxito a conquista do posto para os turvenses, afirmando que a obra significa um salto na qualidade da saúde do município. "Este é um local que respeita o cidadão e pelo que pude observar, toda esta equipe tem vocação para servir as pessoas quando elas mais precisam", afirmou, referindo-se ao quadro de funcionários da secretaria de saúde.

Após o pronunciamento das autoridades, o frei José Milanez realizou a benção do local, seguida pelo descerramento da placa alusiva a inauguração. Também participaram da solenidade o vice-prefeito Everton Schmidt, vereadores, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, deputado federal Ronaldo Benedet, secretário Regional, Heriberto Schmidt, secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada de Lucca, prefeitos, e outras autoridades estaduais e locais.

Após a inauguração, foi realizada na Câmara de Vereadores a entrega do título de cidadão honorário para o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, que entre as principais ações que viabilizou para Turvo esta a construção da linha de transmissão entre as subestações da Celesc, em Araranguá, e Cersul, em Turvo, com 18 quilômetros de extensão.