Seminário sobre inclusão trata da política de educação especial em Turvo

Turvo – A escola inclusiva é aquela que tem ações pautadas nas diferenças e potencialidades de seus alunos e não na igualdade. Com essa temática, a Comissão de Defesa das Pessoascom Deficiência da Assembleia Legislativa promoveu o Seminário Inclusão e Novos Paradigmas, nesta segunda-feira, 7, em Turvo.

Cerca de 700 profissionais das escolas da rede estadual e municipal de ensino e das Apaes do Extremo Sul participaram da iniciativa no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi.

A formação contou com parcerias da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Fundação Catarinense de Educação Especial, AMESC e Prefeitura Municipal de Turvo.

Inclusão social no ambiente escolar

O encontro visou oferecer subsídios aos participantes para que compreendam as características de aprendizagem de pessoa com deficiência e identifiquem métodos e práticas de ensino que possibilitem o acesso e a inclusão social no ambiente escolar.

A gerente Regional de Educação de Araranguá, Celina Hobold da Rosa, destacou que a inclusão escolar significa oferecer uma educação de qualidade a todos os alunos. “Este importante evento possibilitou o aperfeiçoamento e a troca de experiências”, disse.

O Seminário contou com a palestra de Edite Sehnem, sobre Diretrizes do Programa Pedagógico instituído pela Política de Educação Especial de Santa Catarina; e de Marcos Petry, sobre ‘Os desafios cotidianos do Autismo e inclusão’ e ‘O processo de aprendizagem do autista’.