Economizar água deve ser um hábito diário
Um mergulho na piscina e vários banhos diários em duchas frias refrescam demais nesse calor forte do verão. Mas você já parou para pensar que essas pequenas ações podem causar um grande desperdício de água? No Brasil, 36,4% desse líquido tão precioso são perdidos, segundo dados recentes do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Em Turvo, a CASAN distribui diariamente, ▶ 1,6 milhões de litros de água aos seus quase 7 mil consumidores. Em uma continha rápida, é possível verificar o consumo exagerado de 200 mil litros por pessoa, sendo que o suficiente seriam 250 mil litros para uma família de 4 membros.
Há muitos hábitos de consumo de água que podem ser modificados para resultar em uma economia doméstica significativa. Aproveite as dicas a seguir e economize água de forma sustentável:
▪Reduza 5 minutos do seu banho todo dia, e vai economizar cerca de 25 litros de água.
▪Construa uma cisterna ou use algum recipiente para coletar a água da chuva, que pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo.
▪Reaproveite a água do preparo das refeições. Ao cozinhar, siga a receita à risca, e economizará água. Para cozinhar macarrão para uma pessoa, por exemplo, você não precisa de uma panela totalmente cheia, assim como não há necessidade de muita água para preparar legumes no vapor.
▪Se você precisar descongelar a geladeira ou o congelador, remova as placas de gelo e reutilize sua água para regar as plantas e o jardim.
▪Não jogue fora a água que sai da máquina de lavar de roupas. Ela pode ser aproveitada direcionando o cano de despejo da máquina para um balde. A cada ciclo de uma máquina de cinco quilos, são gastos 145 litros, e essa água pode ser coletada e reutilizada na descarga dos vasos sanitários, lavar o quintal ou o carro.
▪Um dos maiores símbolos do desperdício de água é aquela torneira que passa o dia ou a noite inteira pingando, sem que ninguém se dê conta.