Prevenção e mais saúde nas escolas agora através do PROVAB em Turvo
TURVO (12.5.2014) – O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) prevê a atuação de profissionais da saúde supervisionados por uma instituição de ensino.
Em Turvo, o programa iniciou no dia 6 de março, com as enfermeiras Mariele Felipe Dassoler e Rochelles Spader Prudêncio. Durante um ano, elas serão peças fundamentais do Programa de Saúde nas Escolas – PSE, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.
Para a secretária Municipal de Saúde e Ação Social, Cleonice Lima Silvano, o PROVAB pode ser avaliado como um trabalho de prevenção nas escolas, e considerado de extrema importância. “É um programa completo, e que através destas profissionais, vai detectar as doenças ainda na infância e na adolescência, conseguindo eficácia no tratamento”, reforçou Cleonice.
As profissionais do PROVAB já visitaram 14 instituições de ensino na rede municipal e estadual do município, sendo que já realizaram a primeira e a segunda etapa do programa. Neste primeiro momento elas realizaram o levantamento das medidas antropométricas para verificação das crianças e adolescentes com baixo peso e sobre peso, e encaminhá-los a unidade de saúde para obter acompanhamento com a nutricionista. Além disso, foi realizado também a coleta e análises das carteiras de saúde para detectar as vacinas em atraso.
O próximo passo do programa é a realização da avaliação oftalmológica, através do teste de Snellen, o que será possível detectar o aluno com alguma dificuldade visual, e, consequentemente encaminhá-lo ao oftalmologista. Serão realizadas também as avaliações bucais, para os encaminhamentos devidos ao dentista e orientações sobre a correta escovação e a aplicação adequada do flúor.
É importante lembrar que os pais devem acompanhar o programa através da escola. E a partir do segundo semestre será realizado um trabalho de avaliação das atividades.