Turvo organiza estratégia de vacinação da covid-19
A covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus, que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Diante desta situação, a administração municipal de Turvo já adquiriu uma câmara fria vertical para armazenamento e conservação de vacinas contra a covid-19, em caráter emergencial e preventivo visando atender as necessidades do Fundo Municipal de Saúde. Outra ação estratégica foi a aquisição de seringas e agulhas para a aplicação de imunizantes a fim de estar preparado para atender a população quando as vacinas forem liberadas aos municípios.
O secretário municipal de Saúde, José Tadeu Arceno, explica que o Fundo Municipal de Saúde, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, como medida adicional de resposta ao enfrentamento da doença, tida como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, justifica a aquisição da câmara fria vertical para armazenamento e conservação de vacinas contra a covid-19, em caráter emergencial e preventivo visando atender as necessidades do Fundo Municipal de Saúde. “A aquisição dos demais insumos também se faz necessário como forma estratégica a fim de estarmos bem amparados no momento que a vacina estiver avalizada”, esclarece.
A enfermeira, Renata Ribeiro, explica que uma reunião definiu as estratégias da vacinação e que logo a população será informada de como ocorrerá.
O prefeito, Sandro Cirimbelli, ratifica, que a equipe técnica da saúde está em constante estudo para se manter atualizada para atender todos os requisitos diante da pandemia do coronavírus, bem como não deixar a população desassistida diante das outras doenças. O vice-prefeito, Osvaldo Fávaro, complementa, que é um processo feito com cautela e muito trabalho, diante de estudo e da legalidade.