Reforma do Centro de Cultura Antônio Bez Batti na fase final

Turvo (28/9/2011) – Pintores, pedreiros, carpinteiros e serventes dão os últimos retoques na reforma do Centro Municipal de Cultura Antônio Bez Batti e Museu Lourenço Manenti. A obra deverá ser concluída nos próximos dias.

Foram realizadas a substituição do telhado, portas, janelas, louças sanitárias e instalação elétrica, remoção de parte do reboco, piso, forro e divisórias, pintura e paisagismo. A obra, executada em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, foi iniciada no segundo semestre de 2010.

Nesta semana, deverão ser colocadas as últimas janelas e a finalização da pintura da parte externa. O Centro Municipal de Cultura Antonio Bez Batti tem 321 m2 de área construída.

Após a conclusão da revitalização do local, que é um dos pontos turísticos do município, o espaço será reaberto à visitação, e a população poderá apreciar as mais de duas mil peças que ali estão expostas, entre elas os pertences utilizados pela professora Virginia Cechinel Bendo que iniciou a escolarização das crianças na Escola Mista do Alto Rio Turvo, ligada ao distrito, então Araranguá, além de documentos, e galeria dos pracinhas da cidade que lutaram na 2° Guerra Mundial.

O Centro Municipal de Cultura Antonio Bez Batti esta instalado na segunda construção de alvenaria erguida em Turvo, que teve sua construção iniciada em 1936, e término e ocupação em 1937. Ao final da obra, a casa passou a ser habitada pela família de Antonio Bez Batti. O estilo de construção é colonial italiano.