Escola São Luiz aposta na capoeira para socialização e disciplina entre alunos
Turvo (31/5/2012) – A Escola Municipal São Luiz, do bairro São Luiz, atende mais de 130 alunos em período integral e desenvolve diversos projetos pedagógicos educacionais durante o ano, como reforço escolar, teatro, informática, dentre outros. Mas uma das oficinas que mais tem agradado as crianças, e também os professores, são as aulas de capoeira, ministradas pelo professor Deomar da Silva.
A diretora da escola, Maria Aparecida Brina Mondardo, explica que as atividades extracurriculares, como as aulas de capoeira, visam à permanência da criança no ambiente escolar, já que as aulas são realizadas sempre no período em que o aluno não está tendo aula. "Depois que as atividades começaram notamos que a evasão escolar diminuiu muito. Disciplina e boas notas também são cobradas pelo professor Deomar, com isso também diminui a repetência na nossa escola".
Para o professor de capoeira, Deomar da Silva, as aulas são um excelente exercício para o corpo e para a mente, além de requerer constante disciplina dos participantes. "A capoeira estimula o convívio com os colegas, e principalmente o respeito mútuo entre eles. Além disso, os alunos praticam uma atividade física, que desenvolve o equilíbrio e a flexibilidade do corpo, contribuindo para uma vida mais saudável", explica.
O aluno do 5º ano do ensino fundamental, Leonardo Serafim de Oliveira, virou fã do esporte e acredita que a atividade ajude, tanto ele quanto os colegas, a tirarem notas melhores para poderem participar das apresentações que o grupo têm realizado nos municípios vizinhos. "O professor cobra que todos tirem notas boas e eu estou estudando mais. Quero fazer bonito nas apresentações e também no boletim", brinca.
As aulas de capoeira na Escola Municipal São Luiz iniciaram em 2011. O grupo já foi convidado para se apresentar em Araranguá e também em eventos e festividades realizados no município.