Mutirão de cirurgia de cataratas zera fila de espera em Turvo

Em quatro dias, 340 pacientes de 13 municípios do Extremo-Sul serão beneficiados pelo mutirão de catarata, do Projeto Ver, da Secretaria de Estado da Saúde. As cirurgias ocorrem no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande.

Cerca de 80% destes pacientes serão contemplados, inclusive, com o procedimento no segundo olho, totalizando quase 600 procedimentos realizados até a sexta-feira, 11. A iniciativa é custeada pelo Governo do Estado e pretende zerar a fila de espera pela cirurgia aos pacientes do SUS cadastrados nos municípios de Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.

Para o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmid, o mutirão devolverá a qualidade de vida aos pacientes. “É uma iniciativa que merece que proporciona a estas pessoas, gratuitamente, a oportunidade de poder enxergar bem novamente, facilitando pequenas ações do dia a dia”, analisou Schmidt.

As cirurgias do mutirão são feitas por uma equipe médica de São Paulo, com suporte dos profissionais do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Os procedimentos tiveram aprovação dos pacientes, como Valdeci João Borba, 63 anos, de São João do Sul. “Fui um dos primeiros a fazer a cirurgia, e o pessoal foi muito educado e atencioso”, citou.

Após as cirurgias, os pacientes também farão o retorno com a equipe médica para avaliar a evolução dos quadros. “Todos os nossos pacientes estavam em dia e conseguimos zerar a fila de espera por essa cirurgia em Turvo. Nossos 20 pacientes serão submetidos a cirurgia nesta semana. E, na sexta-feira, eles já fazem o retorno com a equipe médica”, frisou a secretária da Saúde de Turvo, Cleonice Lima Silvano.