Turvo receberá unidade do Corpo de Bombeiros

Turvo (2/2/2009) – A implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Turvo, que atenderá também Timbé do Sul, Morro Grande, Meleiro, Jacinto Machado e Ermo poderá se tornar realidade em breve. Na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (2), no plenário da Câmara de Vereadores de Turvo, o secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet garantiu que o Governo do Estado auxiliará na instalação da unidade.

Segundo Benedet, o Estado disponibilizará uma viatura autobomba, uma auto socorro de Urgência e um veículo pequeno, além de bombeiros militares e o custeio da unidade.  O secretário elogiou a idéia dos seis municípios de formar um consórcio para implantação da unidade, e disse que há justificativas suficientes para execução dessa importante ação na região. Conforme ele, no Estado nunca se formou um consórcio com tantos municípios para instalação dos Bombeiros.

Os municípios serão responsáveis pela doação do terreno e a construção do prédio. Além disso, serão capacitados bombeiros voluntários para atuar no Corpo de Bombeiros. Os seis municípios também terão que criar a Lei do Fundo Municipal de Equipamento de Corpo de Bombeiros (Funrebom), que propiciará receita para manter a unidade. Os recursos para o Fundo vêm através das taxas de vistorias e análise de projetos nas edificações comerciais e industriais.

O prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi, destaca que a implantação dos Bombeiros atenderá os 38.502 habitantes, 142 indústrias e 788 estabelecimentos comerciais dos seis municípios, e garantirá a tranqüilidade pública. "Instalar a unidade na nossa região é importante para prevenir incêndios, explosões, atuar no combate ao fogo, salvamento, socorros e também em virtude das constantes enchentes que ocorrem nesta região", argumenta.

Durante a reunião, uma Comissão foi formada pelos seis prefeitos e membros da sociedade civil organizada que se reunirá na quinta-feira (5/2), às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Turvo, para discutir as próximas ações que serão desenvolvidas para que a unidade dos Bombeiros seja implantada.

No encontro os prefeitos também solicitaram a construção de um posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRV) para atender os municípios do extremo sul catarinense. Hoje, a região é atendida pela PMRV de Cocal de Sul e Içara. Conforme o secretário, esta obra também esta no orçamento do Estado e deverá ser executada em breve.

Também participaram da reunião o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Álvaro Maus; o comandante do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Paulo Ekke Moukarzel; o secretário Regional, Heriberto Schmidt, e os prefeitos de Timbé do Sul, Morro Grande, Meleiro, Jacinto Machado, Ermo, Santa Rosa do Sul, Praia Grande e Passo de Torres.

Destacamento

Uma outra solicitação feita foi a construção de um destacamento para a Polícia Militar de Turvo, já que hoje a PM funciona num prédio alugado.

Prefeitura de Turvo – (48) 3525.8100