Projeto Identidade promoveu o trabalho das emoções com crianças de Turvo
A Campanha de Valorização à Vida proposta pelo Setembro Amarelo foi abraçada pela Secretaria de Educação de Turvo através do Projeto Identidade. Em clima de interação, o projeto envolveu crianças de 4 a 5 anos matriculadas nos pré-escolares da rede municipal.
De acordo com a psicóloga educacional da Secretaria de Educação, Jaqueline Klein Simionato, a ideia foi trabalhar as emoções desde cedo, visando que a criança possa reconhecer e lidar melhor com as situações e com aquilo que sente.
“Ajuda a solucionar os problemas com mais facilidade e menos sofrimento. Trata-se de um processo de inteligência emocional, que favorece também o aprendizado. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identificar não somente em si, mas também nos outros. Este é o primeiro passo para desenvolver as habilidades emocionais e a empatia”, afirmou à psicóloga.
O projeto teve como objetivo trabalhar as emoções com as crianças, dando a oportunidade de aprender, conhecer, diferenciar e expressar os sentimentos. “Nós buscamos ainda ensinar a importância de conversar com pais, familiares, responsáveis, professores e pessoas no ambiente escolar sobre o que estão sentindo, principalmente, quando se refere a emoções que geram. Essa foi uma atividade em colaboração ao Setembro Amarelo com intuito de prevenir e conscientizar sobre a temática”, finalizou.