Rua Rui Barbosa é primeira rua a receber programa Rede de Vizinhos em Turvo

O Programa Rede de Vizinhos chegou oficialmente em Turvo. O descerramento de placa alusiva a iniciativa marcou o início das atividades no município, envolvendo autoridades, comerciantes, moradores e a Polícia Militar na última semana.

“A Rui Barbosa é a primeira a receber a Rede de Vizinhos, sendo esta área residencial e comercial. É com grande alegria que iniciamos o programa, pois é algo que atua na diminuição dos indicadores do crime e envolve toda a comunidade”, explicou o capitão da Polícia Militar, Rogério Ferrigo,

O capitão também explicou que a iniciativa é popular e pode ser levada para outras áreas do município. “Inicialmente, os interessados procuram a Polícia Militar. Em seguida, é realizada uma palestra sobre segurança e, posteriormente, um grupo é criado no WhatsApp para facilitar a interação dos moradores. Os próprios moradores fazem a vigilância da rua e chamam a PM em qualquer eventualidade. Começamos com a rua Rui Barbosa, mas podemos expandir para qualquer outra rua do município”, frisou.

Participação popular

A iniciativa partiu da população e dos comerciantes com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Turvo. “É importante essa parceria entre a segurança pública e a população. Devemos nos unir para facilitar o trabalho de todos”, declarou o presidente da CDL e representante dos moradores, Roberto Maragno.

A cooperação entre população e a Polícia Militar também foi destacada pelo prefeito de Turvo, Tiago Zilli. “Esse é um dos atos mais importantes. Nós sabemos da relevância do trabalho da Polícia Militar, é um exemplo. Eu acredito que a política boa acontece quando todos se ajudam e colaboram”, afirmou o prefeito.

Programa Rede de Vizinhos

O programa consiste em uma estratégia de policiamento em que uma rede, organizada entre comunidade e Polícia Militar. Pautado na filosofia da polícia comunitária, o programa tem como objetivo promover parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Moradores e Polícia Militar podem interagir através de aplicativo de troca de mensagens, colaborando para uma comunidade mais segura.