Alunos e funcionários da Secretaria de Educação recebem garrafas squeezer

Turvo (1/6/2010) – Todos os alunos e funcionários da Secretaria de Educação de Turvo começaram a receber nesta terça-feira garrafas plásticas squeeze, de 550 ml. O objetivo é prevenir a Influenza H1N1 (gripe A) e contribuir com a preservação do meio-ambiente, já que com esta ação cada aluno terá sua própria garrafa e não irá utilizar copos descartáveis.

A entrega oficial das garrafas foi feita pelo prefeito Ronaldo Carlessi durante a palestra "gripe A" realizada na noite desta terça-feira (1), no plenário da Câmara de Vereadores, para os professores da rede municipal de ensino. A supervisora escolar, Valdete Cordeiro informa que foram adquiridas 1000 garrafas squeeze que foram entregues aos alunos do pré-escolar a oitava série do ensino fundamental e a todos os funcionários da Secretaria de Educação.

Segundo Valdete, com o uso das garrafas squeeze a expectativa é de que o consumo de copos plásticos seja drasticamente reduzido nas unidades de ensino, contribuindo com a redução da produção de material poluente (copos plásticos) e prevenção a gripe A.

Após a entrega, os professores participaram da palestra sobre os cuidados com a gripe A, ministrada pelas enfermeiras Gertrudes Scarabelot e Adriana Rovaris. Elas falaram sobre os sinais e sintomas, meios de transmissão e os cuidados pessoais, e alertaram que, mesmo com a campanha de vacinação, as pessoas não podem deixar os hábitos de higiene de lado. "Devemos lavar as mãos com freqüência, principalmente ao chegar em casa, além de utilizar álcool gel para uma maior higienização", explica Adriana. O vírus Influenza A (H1N1), é transmitido apenas pelo contato. Além disso, uma pessoa infectada pode não apresentar os sintomas da Gripe A, no entanto, pode transmitir a doença para outra, uma vez que a evolução do caso varia de acordo com a imunidade da própria pessoa.

Dicionários

Na próxima semana, a Secretaria de Educação fará a entrega de dicionários com a nova ortografia para todos os professores e alunos da 2ª a 8ª série do ensino fundamental.