Unidades de ensino implantam projeto Reciclando na Escola
Turvo (18/3/2011) – Mostrar aos estudantes como pequenas mudanças no dia-a-dia escolar, na vivência familiar e social podem contribuir para o desenvolvimento mais sustentável do planeta. Este é o objetivo do projeto Reciclando na Escola, implantado pela prefeitura de Turvo nas escolas da rede municipal de ensino.
Nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18) os alunos participaram de palestra de conscientização com o tema "Trabalhando pelo meio ambiente com a coleta seletiva" no plenário da Câmara de Vereadores com a engenheira ambiental, Flávia Espindula Bittencourt, e a psicóloga, Elisangela Manenti. O prefeito Ronaldo Carlessi participou da palestra e destacou que a escola é local de aprendizagem de transformação do ser humano. "Nada melhor que inserir a questão ambiental na vida escolar para que mudanças ocorram no planeta", finalizou.
Segundo Flávia, o desenvolvimento do projeto visa proporcionar a implantação da coleta seletiva nas escolas municipais de Turvo, beneficiando mais de 600 alunos. "Em termos gerais vamos trabalhar a proposta de coleta seletiva do lixo inserida numa perspectiva mais ampla do tema meio ambiente, procurando contribuir e conscientizar os alunos para a problemática do lixo na forma de coleta e seu destino", explica.
A prefeitura já adquiriu as lixeiras padronizadas para separação do lixo seco e reciclável do lixo úmido (não reciclável) que serão colocadas em todas as escolas municipais. O lixo seco será recolhido pelos funcionários das unidades de ensino, armazenados em bags (grande bolsas) e encaminhados ao centro de triagem. O projeto será desenvolvido até novembro, e durante todo o ano serão realizadas palestras, visitas ao centro de triagem, gincanas educativas para estimular o público alvo para a mudança de hábito na questão dos resíduos e para o consumo consciente.