Construção de ciclovia e calçadas beneficia população

Turvo (30/8/2011) – A construção de 1,9 quilometro de ciclovia e calçadas as margens da SC 448, trouxe muitos benefícios a população que utiliza diariamente o local. A obra facilita o acesso dos trabalhadores às empresas instaladas na área industrial, da população que reside nas proximidades, e também aos turvenses que utilizam o local como área de lazer.

Para a aposentada Ivete Scarabelot a obra trouxe mais segurança aos pedestres e ciclistas que utilizam a via para se deslocar do centro até a região da área industrial.

O auxiliar de serviços gerais, Carlos Antônio da Silva, diz que usa diariamente a ciclovia para se deslocar de sua casa até a indústria onde trabalha. "Agora tenho segurança para ir trabalhar. Antes tinha que dividir espaço com os veículos automotores. À noite a situação era ainda pior, e muitos motoristas não respeitam os ciclistas e pedestres", afirma. Para ele, esta obra significa a melhoria de qualidade de vida para ciclistas e pedestres. "Também ficou muito bonita, com estas flores melhorou o visual da entrada da cidade", diz.

A empregada doméstica Maria do Carmo da Silva Ribeiro destaca que esta obra além de beneficiar ciclistas e pedestres, também ajuda o meio ambiente. "Muitas pessoas deixaram de ir trabalhar de moto ou carro porque agora tem um local seguro para transitar. Isso traz um grande benefício para o meio ambiente. Também há muitas pessoas que usam as calçadas para as caminhadas", comenta.

Nesta semana, foi o realizado o plantio de flores no canteiro que separa a ciclovia da rodovia SC 448. A pista da ciclovia tem 2,2 metros de largura e a calçada 2,00 metros de largura. A ciclovia inicia na rua Leoberto Leal, passa as margens da SC 448, e segue até a entrada da rua José Roberto Trichês. A obra foi executada em parceria com o Governo do Estado. Nos próximos dias será realizada a sinalização horizontal e vertical do local.