Programa Medicamento em Casa atende hipertensos e diabéticos

Turvo (10/4/2012) – Para garantir que todos os medicamentos necessários e em quantidade suficientes sejam entregues a quem precisa, desde 2010 a Prefeitura de Turvo implantou o programa Medicamento em Casa. O projeto é pioneiro no sul do estado e atende pacientes hipertensos e diabéticos que estão cadastrados na Secretaria de Saúde.

O projeto, coordenado pela farmacêutica Adaiane Daros, tem como principal objetivo garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos e organizar o atendimento contínuo dos hipertensos e diabéticos.  "Com esta ação facilitamos o acesso aos medicamentos dos pacientes que tem dificuldades para se deslocar até a farmácia básica da prefeitura", destaca.

A farmacêutica explica que os medicamentos são entregues em casa por um técnico em enfermagem, que também verifica a pressão arterial e a glicemia do paciente, preenche a ficha para acompanhamento e orienta sobre como tomar os medicamentos de forma adequada. "Com esse controle, feito periodicamente, conseguimos diminuir as complicações das doenças, que podem acontecer devido à falta de acompanhamento", enaltece. Em 2011 foram adquiridas mais duas motos, totalizando três para a entrega dos medicamentos.

A secretária de Saúde designada, Cássia Panatto Dagostin, ressalta que todos os medicamentos entregues à população são gratuitos e disponibilizados também na farmácia básica do município. "Neste ano ampliamos o horário de atendimento da farmácia, que agora funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas", informa.