Turvo recebe Prêmio Município Sustentável

TURVO (12.2.2014) – O município de Turvo foi eleito pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) entre os melhores na região Amesc, no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) 2014, e recebeu nesta quarta-feira (12), o Prêmio Município Sustentável.

A entrega ocorreu às 11 horas, no auditório do Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis, durante a programação do XII Congresso Estadual de Municípios. O prêmio é dividido em categorias, nas quais são considerados os municípios destaques nos índice estadual, geral, regional e nas dimensões sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas. No total, foram entregues 42 troféus.  Turvo se destacou na saúde e políticas habitacionais, diferenciando-se na boa capacidade de investimento. Participam do prêmio os 293 municípios de Santa Catarina que possuem dados disponíveis para apuração do IDMS 2014. Balneário Rincão e Pescaria Brava, instalados em janeiro de 2013, somente participarão do IDMS na próxima edição.

O IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município. O objetivo é possibilitar que os municípios utilizem esse índice como uma ferramenta de monitoramento dos indicadores e de planejamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Na classificação geral do IDMS, Orleans ocupa a 15ª posição em relação aos municípios do Estado.  Turvo se encontra na 54ª posição em relação aos municípios do Estado. Entre as principais características que potencializaram o IDMS, está a Dimensão Sociocultural, que mensura o nível de desenvolvimento através da saúde, educação, cultura e habitação.

Destaca-se o Indicador de Educação (0,898), relacionado ao nível de acesso ao ensino e ao padrão de qualidade. O prefeito Ronaldo Carlessi destaca que a Administração vem investindo na área, com a abertura de creches o ano todo, além do ensino integral para o pré-escolar.