Projeto de inclusão digital e cidadania forma primeira turma na Escola Morro Chato

Turvo – 22 de agosto de 2013 – O
projeto de inclusão digital e cidadania da Escola de Educação Básica Morro
Chato, no município de  Turvo, forma sua
primeira turma nesta quinta-feira, 22, e dá início a um novo semestre letivo,
com a chegada de novos alunos. A escola é uma das nove instituições públicas de
ensino no Estado de Santa Catarina que receberam o projeto, resultado de uma
parceria entre a Philip Morris Brasil (PMB) e o Comitê para Democratização da
Informática (CDI).

A iniciativa tem o objetivo de
promover alternativas de cultura e esporte nas escolas, de forma que os alunos
possam permanecer mais tempo nas dependências destas instituições, a maior
parte das quais localizadas no meio rural. A capacitação de jovens filhos de
agricultores vai permitir o uso mais intenso da computação como apoio às
atividades de ensino e aprendizagem.

O CDI, que possui grande experiência
com projetos de inclusão digital, foi responsável pelos preparados laboratórios
de informática, pela instalação de novos equipamentos e pela capacitação de
instrutores e professores das escolas, que desenvolvem com os alunos atividades
que aliam o ensino da informática à realidade das comunidades em que vivem.

“Estamos
muito satisfeitos com os primeiros resultados deste projeto em Santa Catarina.
A capacitação e estímulo da cidadania por meio desta iniciativa é uma forma de
darmos nossa contribuição ao desenvolvimento e reiteramos nosso compromisso com
essas regiões”,
afirma Gerson Assmann, diretor de Tabaco da Philip Morris Brasil.

"São
momentos como esse que vemos jovens munidos de conhecimentos e de instrumentos
que serão úteis para toda a vida. Temos absoluta certeza de que esses jovens
saberão exercer seus diretos e deveres de cidadão e serão exemplo para a
construção de uma sociedade mais consciente", declara
Heitor Blum S. Thiago, presidente executivo do CDI-SC. 

Os projetos nas escolas públicas do
Estado estendem a experiência bem-sucedida da parceria entre a Philip Morris
Brasil e o CDI em instituições de ensino do Rio Grande do Sul, onde iniciativas
semelhantes funcionam desde 2011. Em Santa Catarina, além de Turvo, também
receberam o projeto no início do ano os municípios de Grão Pará, Bela Vista do
Toldo, Major Vieira, Maravilha, Nova Itaberaba, Saltinho, Vidal Ramos e Vitor
Meireles, totalizando mais de 400 jovens beneficiados.

 

Sobre
a Philip Morris Brasil

Com presença nacional, a Philip
Morris Brasil (PMB) possui fábrica em Santa Cruz do Sul (RS) e sede em Curitiba
(PR). É uma afiliada da Philip Morris International (PMI), presente em mais de
180 países e líder do setor no mercado mundial, que detém sete das 15 marcas
mais vendidas, entre elas Marlboro, a
marca número um do mundo. A PMB mantém unidades de compra de tabaco no Rio
Grande do Sul e em Santa Catarina desde que deu início à aquisição do produto
diretamente de 17 mil pequenos produtores na Região Sul do Brasil, em 2010.
Mais informações em www.pmi.com.

 

Sobre
o CDI

Pioneiro na área de inclusão
digital, o CDI é uma ONG, com sede no Brasil, e a missão de transformar vidas e
fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da
informação e comunicação. Em 18 anos, o CDI usa a tecnologia como ferramenta
para enfrentar a pobreza, estimular o empreendedorismo e a cidadania e já
impactou mais de 1,54 milhão de vidas nos 12 países onde estão situadas suas
780 escolas, os CDIs Comunidade.