Farmácia básica de Turvo: horário flexível e entrega domiciliar à acamados

A saúde é a principal preocupação da população brasileira, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha. Por causa disto, a Farmácia Básica de Turvo permanece aberta por 12 horas e sem fechar ao meio-dia. O objetivo é flexibilizar o atendimento à população.

“Nós procuramos viabilizar atendimento para quem trabalha em período integral e poderá buscar ajuda somente após o seu expediente”, declarou a secretária de Saúde de Turvo, Cleonice Lima Silvano.

Atualmente, a farmácia trabalha com todos os itens da atenção básica. “Nós temos acesso a todos os elementos que o Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza. Todos eles e também medicamentos que não são oferecidos pelo SUS, sobretudo, para doenças crônicas. Neste quesito, nós realizamos um estudo socioeconômico e tentamos ajudar as pessoas carentes”, citou.

Além de 500 itens de medicamentos, dois farmacêuticos também estão a disposição dos turvenses. “Nós temos a farmácia básica central devido a determinação do Conselho Regional de Farmácia, que solicita a presença de farmacêuticos para entrega dos remédios, principalmente, os controlados. Temos um grande fluxo e sempre procuramos trabalhar da melhor forma possível”, salientou.

Projeto pioneiro “Medicamento em Casa” beneficia 150 pessoas

Devido a impossibilidade de alguns pacientes se deslocarem até a Farmácia Básica, a Secretaria da Saúde desenvolveu uma iniciativa pioneira, o projeto “Medicamento em Casa”.

“Nós temos técnicos de enfermagem que uma vez levam medicação em casa para pessoas diabéticas, hipertensas e com dificuldade de locomoção. Então, aqueles que não podem vir, os técnicos entregam os itens para família e também indicam a forma correta de dar essa medicação”, pontuou Cleonice.

Além da entrega, os técnicos de enfermagem também medem o índice glicêmico e a pressão arterial, verificando se estão sob controle. “Este é um projeto muito bacana porque conseguimos instruir as pessoas a utilizar os remédios de forma correta e eficiente. Hoje em dia, estamos com aproximadamente 150 acamados recebendo a medicação à domicilio”, concluiu a secretária municipal.