Iniciativas para desenvolver turismo em Turvo são levadas a Brasília

 

 

 

Iniciativas para desenvolver o potencial turístico e cultural do município de Turvo foram apresentadas ao Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, nos últimos dias. O secretário de Cultura, Esportes e Turismo do município, Jair Toreti, viajou até o Distrito Federal (DF), na última semana.

Além do ministro, Toreti também se reuniu com o deputado federal Ronaldo Benedet na oportunidade. “Eu estava acompanhando outros representantes de Santa Catarina em viagem a Brasília e tive uma agenda bem produtiva”, declarou o secretário.

Criação do Museu do Trator

De acordo com Toreti, a principal proposta se refere a criação do Museu do Trator. “Ministro Lummertz ficou bem interessado com a ideia da construção do museu, já que Turvo é a capital nacional da mecanização agrícola. Hoje em dia, quase não existe nenhum museu público do trator, o que existe é particular”, explicou.

O objetivo do Museu será resgatar o início do processo rural em Turvo. “Queremos mostrar toda a história dos primeiros carros de bois, primeiros arados, primeira trilhadeira, etc. Já temos um acervo com alguns agricultores que aceitaram deixar seus tratores antigos expostos. E também gostaríamos de ter uma sala de vídeo pra mostrar filmes e documentários históricos”, contou.

Busca por recursos

O secretário de Turvo também aproveitou a agenda na capital federal para solicitar recursos para o município. Um dos projetos se refere a instalação de energia solar no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi.

“Pedimos recursos para colocar esse projeto em pratica para evitar gastos para a Prefeitura. Em um futuro próximo, esse investimento se pagaria e teríamos uma estrutura com energia limpa”, salientou.

Por fim, o secretário buscou recursos para melhorar o acesso a Gruta do Rio Jundiá. “Queremos melhorar essa via para visitação à Nossa Senhora de Lourdes para fomentar o turismo religioso na nossa região”, finalizou.