Todos os caminhos levam a Turvo durante a 10ª Festália

Turvo – A partir desta quinta-feira, 17, Turvo exaltará as suas raízes italianas. Até o domingo, 20, o município vai receber atrações musicais, gastronômicas e culturais durante a 10ª Festália.

Com objetivo de resgatar as tradições italianas e a história dos colonizadores da cidade, a Associação dos Descendentes de Italianos de Turvo (Aditália) organiza a festa a cada dois anos. Serão quatro dias de programação variada com Arrancadão de Tratores, a 1ª Festa Nacional da Pitaya Orgânica e o 4º Encontro Nacional dos Meninos de Turvo.

Além disso, o evento contará com tema musical pela primeira vez para ajudar a espalhar o legado cultural.

5º Arrancadão de Tratores deve reunir até 100 pilotos

No sábado e domingo, o ronco das máquinas vai ecoar na Arena de Provas, ao lado do Parque de Exposições. A partir das 10h do sábado, as competições do 5º Arrancadão de Tratores terão início.

A expectativa da Associação dos Pilotos de Tratores de Turvo (Apitur) é receber aproximadamente 100 pilotos nos dois da Arrancada.

Sarau da Cultura concederá espaço para artistas locais

Ao longo dos quatro dias de evento, a Secretária da Cultura e Turismo promoverá o Sarau da Cultura com apresentações de artistas locais e a Feira do Livro com espaço para compra de obras de autores regionais e títulos variados. Esse ambiente também será voltado para o público infantil com contação de histórias.

Vale destacar a realização do 2º Festival Sul Catarinense da Música Italiana, que ocorrerá na primeira noite da Festália, às 21h30min. O objetivo é celebrar a cultura italiana através da música e dar visibilidade aos novos talentos da região. Os participantes poderão interpretar canções populares italianas, exceto canções líricas.

“A Festália será muito importantes para difundir a cultura local e dar ênfase ao desenvolvimento turístico da região. A gastronomia típica, Arrancada de Tratores, Desfile de Famílias, e os eventos nacionais como, o encontro dos ex-Seminaristas e a Festa da Pitaya, estão atraindo pessoas de todo Brasil para Turvo. Essa é uma grande oportunidade para realização de negócios e divulgação das potencialidades turísticas de nossa cidade”, declarou a diretora municipal de Turismo, Janaina Nicolete Pedro.

1ª Festa Nacional da Pitaya Orgânica fomentará diversificação rural

Simultaneamente a Festália, Turvo também terá a sua 1ª Festa Nacional da Pitaya Orgânica. Chamada de fruto da inovação e da sustentabilidade, a pitaya está se firmando na região como opção para diversificar a atividade rural.

Os destaques da programação serão o Curso Intensivo e Atualizado de Cultivo de Pitaya Orgânica na sexta-feira, 18, e o Seminário de Pitaya Orgânica e suas potencialidades com exposição de produtos derivados da fruta no sábado.

“A atividade está se destacando com área considerável de oito hectares de plantio em Turvo. A fonte de renda atual também é muito boa para uma produção anual de 250 toneladas. Durante a Festália, haverá a apresentação com profissionais e técnicos dos produtos da Pitaya: o vinho, a cachaça, a cerveja e muitos outros”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Turvo, Vilmar José da Silva.