Crianças ajudam na recuperação do Rio Turvo com plantio de mudas

Qualquer pessoa pode contribuir para a preservação ambiental e dos recursos hídricos. Essa foi a lição repassada a garotada do Centro de Educação Integral (CEI) Maria das Dores Cordeiro Angeloni, no bairro Vila Manenti, na cidade de Turvo, neste sábado, 26.

Com as orientações da engenheira ambiental, Andreia Arcaro Tonetto, as crianças aprenderam a importância de conservar a mata ciliar às margens do Rio Turvo, no trecho que passa pelas obras de desassoreamento. Além disso, os meninos e meninas também participaram do plantio de algumas mudas no local.

Esse foi o segundo dia de brincadeiras e conscientização para as crianças do CEI do bairro. No dia 12 de maio, os alunos realizaram dinâmicas, brincadeiras lúdicas e participaram de um concurso de desenho: “Rio que Eu Quero para o Futuro”.

Programa de Comunicação Social e Gestão Ambiental

Vale salientar que essa ação faz parte do programa de Comunicação Social e Gestão Ambiental, que integra a execução da obra de desassoreamento de 1350 metros do Rio Turvo.

Conforme a planilha orçamentária, existe a solicitação para que a empresa responsável, a Efetiva Construções, realize um trabalho de cunho social envolvendo a população turvense, sobretudo, dos bairros Vila Manenti e Cidade Alta.

Essas ações englobam reuniões com as famílias para percepção dos benefícios conseguidos com o desassoreamento do Rio Turvo e o que deve ser feito para manter a qualidade das águas, um programa de rádio para sanar as dúvidas dos turvenses e atividades lúdicas com as crianças.