Gestantes realizam encontro do terceiro trimestre

Um chá de bebê marcou o fechamento do grupo de gestantes que estão no terceiro trimestre de gravidez e integram o projeto Filhos de Turvo. Neste encontro de encerramento, as mamães receberam um kit de enxoval e higiene, realizaram um ensaio fotográfico com pintura gestacional, coffee break e ainda tiveram palestra.

A coordenadora da atenção básica, enfermeira Renata Pacheco Ribeiro, explica que o projeto Filhos de Turvo trabalha com as gestantes na atenção básica com a realização do pré-natal e um trabalho com uma equipe multidisciplinar que envolve obstetra, assistente social, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta pélvica, dentista e pediatra.

São promovidos encontros. No primeiro trimestre são trabalhados temas ligados a alimentação saudável e prevenção da obesidade e diabetes gestacional, além da saúde bucal. No segundo trimestre é a vez de falar de planejamento familiar, direitos das gestantes, amamentação e desafios da gestação. No terceiro trimestre é sobre amamentação, vias de parto, puerpério e seus desafios, cuidados com o recém-nascido e importância das vacinas. Também há o encontro de encerramento.

O prefeito, Sandro Cirimbelli, e o vice Osvaldo Fávaro agradecem a todos os envolvidos no projeto, inclusive de forma voluntária.

O secretário de Saúde, Tadeu Arceno, expõe que a fotógrafa Idaiane Castanha, se prontificou a fazer o registro fotográfico das gestantes, e conta que a associação de Clubes de Mães também auxilia na produção dos kits dos bebês, assim como a participação voluntária da primeira-dama Rosani Zanette Cirimbelli, e da esposa do vice, Denise Feltrin Fávaro.