Estiagem: decretada situação de emergência
Turvo (24/5/2012) – O prefeito Ronaldo Carlessi decretou nesta quarta-feira (23/5) situação de emergência em Turvo devido à estiagem. Desde janeiro, as precipitações pluviométricas estão muito abaixo do normal no município. De fevereiro a maio choveu na cidade menos de 115 milímetros, enquanto o esperado para estes quatro meses é no mínimo 525 milímetros.
Poços nas áreas urbana e rural estão na sua maioria secos. Conforme laudo emitido pela Epagri, a maior parte dos agricultores não plantaram as safrinhas de milho e feijão devido a estiagem. "Quem arriscou plantar, não colheu", informa o engenheiro agrônomo da Epagri, Marcos Rosso. A bovinocultura de leite também esta prejudicada. Não há pastagem e água suficiente para o gado leiteiro, e muitos açudes estão completamente secos. A Epagri estima que o prejuízo na agricultura ultrapasse os R$ 850 mil.
O sistema de abastecimento de água da Casan também esta prejudicado devido a falta de água no rio Amola Faca, que abastece 98% do perímetro urbano da cidade, totalizando 2631 famílias. Caso não chova nos próximos dias, poderá faltar água para os moradores.
Na manhã de ontem (23), os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil estiveram reunidos na sede do executivo, juntamente com representantes dos sindicatos dos trabalhadores e produtores rurais, cooperativa de irrigação, secretaria de Agricultura, Epagri e Casan, onde afirmaram que a situação é de extrema atenção. Comunicados foram emitidos a população para que faça racionamento de água.
Nesta quinta-feira (24/5) a prefeitura encaminhou a documentação para reconhecimento estadual e federal da emergência.