Quase 50 mil quilos de material reciclável já se tornaram produtos da feira

Desde de março até setembro, já foram trocados mais de 47.726 quilos de materiais recicláveis por produtos da Feira da Agricultura Familiar de Turvo. Material que terá como destinação final a reciclagem!

 

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, engenheiro ambiental Gustavo Simon, observa que lixo é uma mistura indesejada, é descarte, gera gastos, porém quando separado, passa a ser resíduo, e resíduo é reaproveitável, reutilizável, reciclável, gera renda e emprego. “Por isso da importância de separar seus materiais em casa e entregar nos locais adequados, pois evita-se que estes materiais acabem no meio ambiente, contaminando nossos rios, entupindo bueiros e causando alagamentos. Separando nós conseguimos reintroduzir esses resíduos na cadeia produtiva, que servem de matéria-prima para fabricação de novos produtos, com isso economizamos energia, conservamos nossos recursos naturais e aumentamos a vida útil dos aterros sanitários”, enfatiza o engenheiro ambiental.

 

Entre os materiais mais recebidos estão vidros, seguido de papelão.  Mas no programa de troca recebe-se todos os tipos de papel, plástico em geral, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, sucata e vidros. Os materiais devem ser entregues limpos e separados. É pago um valor por quilo conforme a categoria, sendo revertido em ticket da Feira da Agricultura Familiar.

 

A diretora do Departamento da Indústria, Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Comunitário, Olívia Scarabelot De Stefani, explica que o projeto SEPARE realiza o recebimento de materiais em frente ao salão paroquial, enquanto ocorre a Feira da Agricultura ao lado em frente à prefeitura. O ticket pode ser utilizado neste mesmo dia ou na feira seguinte, que ocorre na sexta-feira do meio-dia às 17 horas.

 

O prefeito, Sandro Cirimbelli, lembra que os tickets geram uma importante movimentação econômica na Feira da Agricultura, valorizando o produtor, bem como garantem ao cidadão trocar seu material reciclável por produtos de excelente qualidade. “Além de fazer o descarte correto destes materiais”.

 

Aproveite fazer sua troca:

– Papel, plástico e metal: R$ 0,50/quilo

 – Vidro: R$ 0,25/quilo