Seminário foca a produção de lúpulo

É realizado nesta quinta-feira (30/09) o seminário técnico de Produção de Lúpulo organizado pela SIACO (Secretaria de Indústria, Agroindústria, Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Comunitário) de Turvo em parceria com o Senar e ao Sindicato Rural de Turvo.

 

O seminário técnico com o instrutor Alexander Creuz trabalha o panorama geral e viabilidade econômica; a introdução sobre a cultura; a fenologia de planta; o local de plantio; as estruturas; a condução; a colheita e o beneficiamento e as pragas e doenças.

 

A diretora do Departamento da Indústria, Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Comunitário, Olívia Scarabelot De Stefani, constata que a mobilização dos participantes para o seminário reflete na busca por oportunidades para inovação na agricultura regional. “O curso de lúpulo chamou atenção de vários produtos de Turvo e região. Alguns já plantavam e outros pretendem começar. Com o ‘ressurgimento’ das cervejas caseiras, a tendência das cervejarias artesanais e a procura das pessoas por cervejas de melhor qualidade, fez surgir iniciativas de cultivo de lúpulo pela região e Brasil afora. A produção de lúpulo por aqui está aumentando, promovendo ganhos para os produtores, gerando maior renda e consequentemente novos empregos”.

 

O prefeito, Sandro Cirimbelli, salienta que é fundamental que o cidadão fomente novas oportunidades, mas também sempre agregue qualificação ao trabalho desenvolvido. “Convidamos aos nossos produtores a acompanharem o calendário de capacitações gratuitas que estamos buscando e aproveitem as oportunidades”.