Fisioterapia domiciliar acolhe pacientes
A fisioterapia domiciliar proporciona atendimento aos pacientes que possuem dificuldade de locomoção. Em Turvo, a Secretaria de Saúde oferta este atendimento para o usuário que não pode fazer o deslocamento até a Clínica de Fisioterapia e compreende todas as etapas de atendimento até a alta desse paciente.
A responsável pela fisioterapia domiciliar é a profissional Thelry Pizzolo Daniel. “Muitas vezes o fisioterapeuta precisar ser também um pouco terapeuta, pois o atendimento domiciliar envolve muitos casos em que as famílias se encontram mais vulneráveis”. A fisioterapeuta complementa. “Embasados de que temos que ter empatia pela dor ou dificuldade que seja ela passageira ou não. No atendimentos domiciliar, a fisioterapia consiste em acreditar e promover a saúde e bem-estar do paciente onde os objetivos consigam aos poucos serem alcançados”.
Entre os atendimentos realizados, há especialidades como a fisioterapia ortopédica para os acometimentos na parte muscular e óssea e a fisioterapia neurológica quando é na parte sensorial, como um pós-AVC, por exemplo. “Tudo isso pra que o indivíduo volte de forma gradativa a atividades normais, quanto for possível”, explica Thelry.
A secretária de Saúde, enfermeira Renata Pacheco Ribeiro, destaca que a fisioterapia domiciliar é sem dúvida um suporte importante para aqueles indivíduos que ficaram com restrição de movimentos por vezes temporário ou permanente. “Atualmente estamos auxiliando também além da fisioterapia convencional também práticas alternativas como acupuntura, auriculoterapia entre outros. Neste momento também nos colocamos mais próximos desta família para poder auxiliar não Só com o tratamento mas também questões emocionais e sociais, uma vez que passamos a frequentar essa residência de duas a três vezes por semana”.
O prefeito, Sandro Cirimbelli, reitera a preocupação em atender de forma especializada no momento em que as famílias se encontram mais necessitadas de atendimento, por envolver a saúde.