Prefeito Sandro Cirimbelli, de Turvo, participa de reunião regional para debater segurança em escolas e creches
O prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli (Progressistas), participou nesta semana de uma reunião com os prefeitos que formam a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e na pauta estava a segurança nas unidades de ensino, de responsabilidade das administrações municipais.
O tema repercutiu após um atentado em Blumenau nos últimos dias que vitimou quatro crianças. Conforme Cirimbelli, os prefeitos demonstraram muita preocupação e a Amesc deve já nos próximos dias elaborar um protocolo de ação para prevenir possíveis atos, com a capacitação da comunidade escolar e a criação de regras de conduta padrão para lidar com situação de risco iminente.
Além disso, foi explanado pelos prefeitos a necessidade da formação de uma grande corrente objetivando a conscientização, já que especialistas apontam que todos são responsáveis e podem colaborar com a segurança e podem dar um basta a violência, sejam os pais, ouvindo, conversando com crianças e os adolescentes, bem como os municípios com as medidas de segurança dos espaços públicos e o estado, que possui a missão de defender o cidadão catarinense, por meio dos órgãos de segurança.
Ações em Turvo
Em Turvo, todas as unidades de ensino possuem portões eletrônicos, câmeras de vigilância, além de muros altos. “Turvo já conta com algumas medidas de segurança antes mesmo deste ataque, mas o que estiver ao nosso alcance será feito. Hoje em nossas escolas e creches acontece a liberação de entrada por meio de interfone, existem câmeras. Estamos com um projeto-piloto de implantação de câmeras com reconhecimento facial na parte externa dos espaços educacionais, sendo que as imagens serão acompanhadas em tempo real pela Polícia Militar, que também tem se dedicado com rondas ostensivas. Todo pai e mãe quer o bem e a segurança do seu filho, mas precisamos manter a calma e cada um fazer a nossa parte”.
Além disso, em Turvo, será feita uma grande campanha de conscientização e prevenção, enfatizando que a escola é um lugar de paz. “A nossa gestão, minha e do vice-prefeito Osvaldo, está empenhada em proporcionar ensino de qualidade, bem-estar e segurança aos alunos da rede pública municipal e estamos focados em definir estratégias para gerar tranquilidade para toda a comunidade escolar. Precisamos estar todos unidos em busca de soluções, poder público, órgãos de segurança, pais, professores e estudantes. Aqui em Turvo a violência e a intolerância não tem espaço”, ressalta o prefeito Sandro Cirimbelli.