Turvo é atingido por tornado e mais de 50 residências são danificadas

Turvo (9/3/2009) – O prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi, decretou nesta segunda-feira (9) situação de emergência em virtude do tornado que atingiu as comunidades de Boa Vistinha, Poço da Lontra e Itoupava no domingo.

Conforme levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal, mais de 50 casas foram danificadas, sendo que algumas tiveram grande parte destruída. Dois aviários foram completamente destruídos, a rede elétrica, assim como as estradas, também foram afetadas. Lavouras de milho e arroz sofreram grandes prejuízos, e a Epagri espera concluir o levantamento da área afetada até quinta-feira (12).

Segundo o prefeito, além das casas e aviários, várias estufas e galpões utilizados para armazenar fumo foram danificados.

A Cooperativa de Eletrificação Sul Catarinense (Cersul), que abastece o município, iniciou a recomposição da rede elétrica destruída, logo após a passagem do tornado. A linha de transmissão de 69 KV e a subestação da Cooperativa estão desligadas desde a tarde de domingo, já que não há alimentação na rede devido a queda de dois postes próximo ao centro comunitário de Poço da Lontra. A previsão é que a linha de transmissão volte a operar quinta-feira (12).

Técnicos da Defesa Civil Estadual estiveram na tarde desta segunda-feira (9) em Turvo, e fizeram uma vistoria nas comunidades atingidas. "Foi mesmo um tornado que atingiu o município na tarde de ontem (8), e os ventos ultrapassaram os 120 quilômetros por hora", informa o major Emerson Emerim

O prefeito enviou a Defesa Civil Estadual um relatório parcial dos estragos provocados pelo tornado, e a equipe do executivo municipal já iniciou o preenchimento do formulário de Avaliação de Danos (Avadan).

Situação de emergência

Turvo já estava em situação de emergência desde 3 de janeiro, devido a enchente que castigou o município e deixou mais de 300 famílias desabrigadas e desalojadas.

Prefeitura de Turvo