Gripe A: Secretaria de Saúde adota medidas preventivas
GRIPE A (H1N1)
A Secretaria de Saúde de Turvo, juntamente com as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, preocupada com a situação apresentada frente à pandemia de Gripe A (H1N1) mundial, este tomando medidas preventivas como:
– Distribuição de cartazes;
– Folders;
– Orientação à população através de rádios, jornais e agentes comunitários de saúde;
– Orientação nas empresas.
A Gripe A (H1N1) tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com o contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos ou objetos contaminados, e o vírus também espalha pelo próprio meio ambiente.
São sintomas da nova gripe: febre com início repentino de 39°C, dor de cabeça intensa, calafrios frequentes, dificuldade respiratória, dor de garganta leve, tosse seca e contínua, dor muscular intensa e ardência nos olhos intensa.
– Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, boca e nariz. (Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos).
– Proteja com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis. Usar lenço de papel descartável, que deve ser jogado no lixo após o uso.
– Mantenha os ambientes ventilados, principalmente o ambiente doméstico, e se possível receber a luz solar. Estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
– Desenvolva hábitos saudáveis, como atividades físicas, alimentação balanceada e ingestão de líquidos à vontade.
– Evite, sempre que possível, ambientes e locais de aglomerações, bem como ambientes fechados e o contato próximo com pessoas doentes.
Caso você apresente os sintomas acima descritos, procure o posto de saúde mais próximo, porém vá ao posto de saúde somente se for necessário, sendo que o grande número de pessoas no mesmo ambiente pode ser prejudicial a você.