Enxurrada deixa rastro de destruição

Turvo (12/5/2010) – A chuva que caiu nesta terça (11) e quarta-feira (12/5) deixou um rastro de destruição eM Turvo. Os efeitos das fortes chuvas e da força das águas foram sentidos tanto na área urbana, quanto na rural. Os rios Turvo, Jundiá e Amola Faca transbordaram e afetaram várias famílias.

De acordo com o levantamento preliminar da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, foram 15 residências afetadas pelas águas. Muitas famílias perderam móveis e eletrodomésticos. Os mais de 250 quilometros de rodovias não-pavimentadas e algumas ruas do perímetro urbano, como a Avenida Municipal, foram atingidos. Diversas pontes continuam submersas, e em virtude disso a prefeitura ainda não pode avaliar se houve danos.

Segundo o prefeito Ronaldo Carlessi, as comunidades de Boa Vistinha, Itoupava II, Poço da Lontra, Rio Aparecida, Ponte Alta, Vila São José, Morro do Meio, São Felipe e Fazenda também foram bastante atingidas, e em diversos pontos a água impossibilitou que os moradores saíssem de suas residências.

As aulas na rede pública e particular de ensino também ficaram prejudicadas. Na Escola Municipal São Braz de Boa Vistinha as aulas tiveram que ser suspensas nesta quarta e quinta-feira já que a comunidade esta isolada.

Na agricultura, o prejuízo ainda não foi calculado. Lavouras de milho e feijão foram atingidas.

Conforme a Epagri, em Turvo, choveu mais de 140 milímetros em 48 horas, o esperado para todo o mês de maio. Entre as 6 e 7 horas da manhã desta quarta-feira choveu 37 milímetros.