CRAS oferece curso de libras

Turvo (13/4/2011) – O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) esta oferecendo curso de libras. As aulas são ministradas as segundas, quartas e quintas-feiras das 18 às 19 horas, no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo.

Com duração de três meses, o curso é ministrado pela professora Raquel Martins, e devido à grande procura por vagas no próximo semestre será formada uma nova turma. As aulas de libras são direcionadas aos portadores de deficiência auditiva, suas respectivas famílias e aos professores do ensino fundamental, com o objetivo de promover maior inserção destes na comunidade.

A psicóloga Teresa Cristina Estevan de Souza explica que o CRAS é um espaço físico onde presta atendimento socioassistencial, articula os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando a rede de proteção social básica. "Temos como público alvo as famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, etnia, deficiência, idade, entre outras", enfatiza.

Segundo ela, o Centro apresenta como objetivos principais a proteção da família, para fortalecer vínculos afetivos; contribuir para o processo de autonomia e emancipação social destas; desenvolver ações que envolvam diversos setores, com a finalidade de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações. "Frente a estes objetivos o CRAS de Turvo, juntamente com a Secretaria de Saúde e Ação Social e Prefeitura, desenvolvem além das aulas de libras, outras atividades voltadas à comunidade, como oficinas de artesanato, violão, videoteca.

Participam das oficinas de artesanato e violão, crianças e adolescentes de baixa renda do município, tendo estes sido indicadas pelas escolas, onde tenham apresentado baixo rendimento escolar ou dificuldades de relacionamento, assim como pelo Conselho Tutelar.

O CRAS de Turvo situa-se à Rua Frei Gregório Dal Mont, 931- Centro, e conta com uma coordenadora, uma psicóloga, uma assistente social e uma recepcionista.