CRAS de Turvo encerra primeiro ano de atividades e comemora conquistas

Turvo (19/12/2011) – O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Turvo encerra seu primeiro ano de atividade com saldo positivo. Mais de 300 crianças e adolescentes do município puderam participar das oficinas, cursos, atendimentos e palestras realizadas durante todo o ano.

O CRAS ofereceu oficinas de artesanato e violão, curso de libras, além de palestras voltadas para a educação, melhora do comportamento na escola, combate às drogas, dentre outras. São realizadas também as medidas sócioeducativas, no qual menores infratores passam por acompanhamento da assistente social e psicóloga do Centro. Participam das atividades crianças e adolescentes do município, que são indicados pelas escolas, por apresentar baixo rendimento escolar ou dificuldade de relacionamento, assim como pelo Conselho Tutelar, através de encaminhamento médico ou com dificuldades neurológicas.

A coordenadora do Centro, Teresa Cristina Estevam de Souza, destaca que o curso de libras foi muito bem aceito pelos participantes, neste ano. Com duas turmas e duração de três meses, o curso visou à inclusão dos deficientes auditivos no meio escolar e social. "Abrimos este curso devido à demanda, e, para o próximo ano estudamos o cenário do município e pretendemos realizar mais cursos que visam à inclusão", afirma.

Segundo ela, o CRAS apresenta como um dos objetivos principais a proteção da família para fortalecer vínculos afetivos; contribuir para o processo de autonomia e emancipação social; desenvolver ações que envolvam diversos setores, dando oportunidade para que os mesmos possam mudar o meio em que vive através dos projetos desenvolvidos pelo CRAS.

Para 2012, além de trabalhar com as crianças e adolescentes, o CRAS pretende realizar projetos junto às famílias. "Queremos envolver, principalmente, as mães dos adolescentes em algumas oficinas, pois percebemos que quando as famílias se aproximam e interagem com os adolescentes os trabalhos dão um resultado melhor", enaltece. Além disso, serão oferecidos cursos, dentre eles, artesanato, corte e costura e manicure, para que essas famílias desenvolvam habilidades e possam utilizar como fonte de renda para a família.

Teresa Cristina ressalta que todas as atividades são gratuitas. A única exigência feita pelo CRAS é a melhora no relacionamento familiar e desempenho escolar, no caso dos adolescentes. "Entramos em contato com a escola e com a família para fazer o acompanhamento das crianças e adolescentes. Além disso, são realizadas visitas domiciliares periódicas e reuniões com os familiares", comenta.

O CRAS é um projeto da Prefeitura de Turvo e Secretaria de Saúde e Ação Social, e também tem o Rotary Club como parceiro das atividades. A coordenadora, em nome de toda a equipe do CRAS, aproveita o espaço para agradecer o apoio nas atividades realizadas durante todo o ano. "O bom exemplo dos integrantes do Rotary foi fundamental para a formação pessoal das crianças e a ajuda fundamental para o bom andamento dos projetos", finaliza.