Prefeitura estimula a agricultura e incrementa merenda

Turvo (24/4/2012) – Visando a melhoria da qualidade da merenda escolar e consequentemente a saúde e rendimento dos alunos, a prefeitura de Turvo implantou a Unidade de Alimentação Municipal Escolar (Uame), pioneira no sul de Santa Catarina, que atende mais de 1,2 mil alunos diariamente. Em parceria com os agricultores familiares, a Unidade produz refeições saudáveis, caseiras e sem agrotóxicos.

A nutricionista responsável pela Uame, Renata Sartori Magagnin, diz que são adquiridos dos agricultores de Turvo macarrão, bolachas, pão, queijo com inspeção, verduras, frutas e hortaliças. "Na Unidade também contamos com horta própria, que ajuda a incrementar a alimentação escolar, mas a parceria com os agricultores é essencial. Também vale ressaltar que todas as frutas e legumes são produzidos sem agrotóxico", acrescenta.

A Uame produz merenda para todas as escolas, pré-escolares e creches do município, além de fornecer lanches para os alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS). Os alunos das escolas recebem quatro refeições diárias, sendo café da manhã, almoço, lanche e jantar, além de frutas. "Este ano aumentamos o número de frutas e acrescentamos bebida láctea ao lanche, visando sempre à saúde dos alunos".

Renata ainda explica que o cardápio é elaborado respeitando os costumes regionais e a cultura da criança. "Oferecemos alimentos que elas estão acostumadas a comer em casa, para que ninguém estranhe. Além disso, todo mês o cardápio é modificado, para balancear e variar a alimentação". A Unidade conta atualmente com oito cozinheiras, um motorista para distribuição dos alimentos, um funcionário para cuidar da horta, um auxiliar e uma nutricionista.

A Uame funciona desde 2009 em Turvo e há cerca de um ano firmou parceria com os agricultores familiares para compra de alimentos. As compras dos alimentos em parceria com a agricultura fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNDE).