Inicia distribuição de kits de higiene bucal nas escolas

Turvo (24/4/2012) – Com o objetivo de intensificar a escovação dentária nas crianças da rede municipal de ensino, a prefeitura de Turvo iniciou nesta segunda-feira (23/4) a distribuição de mais de mil kits de higiene bucal, que são compostos por escova, creme e fio dental, folder informativo e desenho para colorir. A entrega é realizada pelos dentistas do Estratégia Saúde da Família (ESF), Karina Marcon e Paulo Grebin.

A ação educativa também prevê atividades em sala de aula, como orientações e brincadeiras que envolvem a educação bucal infantil. De acordo com a dentista Karina Marcon, os professores das escolas municipais irão incentivar a escovação após cada refeição. "Vamos começar a mudar os hábitos de higiene das crianças na escola, para que elas possam mudar também em casa, cuidando dos dentes, para evitar cáries", explica.

Mais de mil alunos irão receber os kits nos próximos dias. Segundo a secretária de Saúde, Cássia Panatto Dagostin, o trabalho, que envolve a orientação e distribuição de kits, é eficaz no combate às doenças bucais e na incorporação de hábitos saudáveis, que revertem na melhoria da qualidade de vida dos alunos. "Desenvolvemos também um projeto que leva as crianças regularmente direto da escola para a consulta com o dentista", informa.

O projeto de saúde bucal é desenvolvido pela prefeitura e secretaria de Saúde.