Escavadeira hidráulica auxilia e piscicultura cresce em Turvo
Turvo (30/5/2012) – Os piscicultores de Turvo, que desde abril contam com uma escavadeira hidráulica, equipamento utilizado para abertura de açudes, e apoio de um engenheiro agrônomo especialista em piscicultura, estão cada vez mais otimistas com a nova atividade. A secretaria de Agricultura possui cerca de 120 pedidos para utilização da máquina. Em Turvo são construídos cerca de 10 açudes por mês.
O responsável pela secretaria de Agricultura, Vilmar José da Silva, informa que para utilização da máquina, o piscicultor deve procurar a secretaria de Agricultura, onde é realizado o preenchimento da ficha com os dados do produtor rural. Em seguida, o engenheiro agrônomo Darlan Guollo Varella analisa o local. "Após elaboração do projeto pelo engenheiro, iniciamos a construção do açude, que leva de 4 a 6 dias, conforme o tipo de solo. Todo o processo, desde a análise até a finalização do açude não tem nenhum custo para o produtor rural", explica.
Segundo Vilmar, o objetivo é incentivar a piscicultura no município e com a construção de novos açudes nas propriedades rurais, o agricultor terá uma nova fonte de renda. "Não é preciso deixar de plantar, e investir somente na piscicultura. Podem-se conciliar as culturas. Além disso, os peixes produzidos em Turvo serão vendidos para duas indústrias que, estão em fase de implantação, e entre agosto e setembro devem iniciar as atividades".
A escavadeira hidráulica foi doada a prefeitura de Turvo pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.