Prefeitura de Turvo promove castração de mais de 100 animais

No último sábado (8), a Prefeitura de Turvo, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a SOS 4 PATAS, promoveu um mutirão de castração na comunidade de São Braz, resultando na castração de 109 animais. A iniciativa busca controlar a população de animais e garantir seu bem-estar.

A castração é uma medida eficaz para evitar a reprodução descontrolada de animais e foi realizada em parceria com o projeto Castra Ação, que funciona em um ônibus equipado para prestação do serviço.

A ação contou com a participação de uma equipe especializada, composta por veterinários e auxiliares, que realizaram os procedimentos de castração. Conforme a secretária de Saúde, Renata Pacheco Ribeiro, a primeira comunidade beneficiada foi a de São Braz. “A comunidade foi escolhida para sediar esse primeiro mutirão de castração devido à demanda identificada na região. Estamos estudando a realização para outras localidades”, afirma.

Conforme a secretária, a ação é uma questão de saúde pública. “Por meio dessa iniciativa realizamos o controle populacional de animais, por isso encaramos esse serviço como de utilidade pública, já que a castração evita doenças em animais”, disse.