Mais de 100 jovens são dispensados do Serviço Militar em Turvo

TURVO (12.9.2013) – Na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, cerca de 130 jovens nascidos em 1995 e alistados pela Junta Militar de Turvo reuniram-se no pátio da Prefeitura Municipal para prestar compromisso perante a Bandeira Nacional e receber o certificado de Dispensa de Incorporação. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, a banda do 28º GAC, além de familiares e amigos dos dispensados.

Após a execução do Hino Nacional e o Juramento de Fidelidade à Pátria, os jovens foram parabenizados pela etapa cumprida e lembrados de suas responsabilidades como cidadãos.

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Após a inscrição, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral. Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada por excesso de contingente e torna-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas Nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.

O encerramento culminou com a entrega dos certificados aos jovens.