Secretaria de Saúde de Turvo lança projeto pioneiro para prevenção ao câncer de mama

 

 

 

 

TURVO (5.3.2014) – Na manhã desta quarta-feira (5), a secretária Municipal de Saúde e Ação Social, Cleonice Lima Silvano recebeu emissoras de rádio, jornalistas e colunistas para o lançamento oficial do Projeto: “Mamografia Sim, porque eu me amo”. Para a sociedade civil, o projeto será apresentado nesta sexta-feira (7), durante as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Frei Paulo Venezian Benincà, no centro da cidade.

O Projeto é pioneiro no Vale do Araranguá e será mantido com recursos próprios do município. Com esta iniciativa, todas as mulheres com idade a partir de 40 anos terão direito gratuitamente a realizar no mês do seu aniversário, a mamografia, um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário.

Segundo dados repassados pela secretária Cleonice, pelo SUS, são repassados ao município 48 mamografias ao mês, sendo um total de 576 por ano. E com este projeto, o município estará realizando 2.148 exames anualmente. Esta quantidade irá atender na íntegra o índice de mulheres com idade superior a 40 anos ou mais em todo munícipio, e que devem fazer a mamografia. “Este projeto é um presente para a mulher turvense, e o nosso principal objetivo é trabalhar a prevenção. Realizamos ao longo do ano outras atividades, encontros e campanhas de prevenção, mas este projeto surge para garantir o direito da mulher de ter o seu exame de mamografia em dia, e principalmente, para garantirmos a qualidade de vida das nossas turvenses”, reforçou Cleonice.

Cleonice lembra que o Ministério da Saúde preconiza o exame para mulheres com idade acima dos 50, mas com o intuito de prevenir cada vez mais o câncer de mama, que tem sido a doença que mais agrava as mulheres; – o munícipio aderiu à idade mínima de 40 anos, buscando atingir um número ainda maior de mulheres.

Os exames serão realizados em uma clínica particular em Araranguá, e poderão ser agendados diretamente na Secretaria de Saúde, sem passar por consulta médica. Basta ligar ou entrar em contato com a Secretaria.

A partir desta semana as 30 agentes de saúde iniciarão a distribuição das carteirinhas à todas as mulheres que irão integrar o projeto. Esta carteirinha será um controle para o agendamento da mamografia.

Vale lembrar que as mulheres deverão ficar atentas ao mês do seu aniversário, para fazer o agendamento.