Secretaria de Saúde aposta em projeto para atendimento especial as gestantes

TURVO (7.4.2014) – Uma equipe completa está integrada ao projeto que tem como principal objetivo auxiliar, orientar e ensinar o passo a passo de como as gestantes deve cuidar-se durante a gestação e também, como cuidar da saúde do seu bebê.

Este projeto atende todas as gestantes do município interessadas e que procuram as unidades de saúde. Os acompanhamentos e os encontros são mensais, com a realização de palestras que abordam temas diversos como, por exemplo, amamentação, parto e puerpério, cuidados com o recém-nascido, tensões e alegrias na família grávida, sexualidade, técnicas de relaxamento dos principais desconfortos causados pela gestação, mitos e verdades sobre os temas e a experiências pessoais de cada participante.

O projeto também prioriza os principais procedimentos durante a gravidez até a importância do contato dos pais com a futura criança. “Sentimos a necessidade de oferecer esse atendimento as gestantes, e procuramos montar uma equipe multiprofissional com enfermeiros, médicos, psicóloga e fisioterapeuta, tudo para poder estar realmente próximo das futuras mamães, principalmente, podendo auxiliar as mamães de primeira-viagem”, detalhou a secretária Cleonice Lima Silvano, coordenadora geral do projeto.

Além disso, Cleonice lembra que as gestantes tem a disposição gratuitamente na Unidade Central de Saúde, e nos posto de Saúde de Linha Contessi e no bairro São Luiz todo o pré-natal e o acompanhamento gestacional com obstetra e ginecologista. 

Participam do projeto enfermeiras, agentes comunitárias e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Turvo, com o apoio da acadêmica do curso de Fisioterapia da Unesc, Kellen Duminelli, a professora do curso de Fisioterapia também da Unesc, Ariete Casteller, a obstetra, Dra. Sandra Manenti e a Associação de Clubes de Mães.

No primeiro encontro do projeto, realizado no dia 27 de março, a palestra foi realizada pela psicóloga, Rosa Teixeira Jerônimo.

As atividades do projeto serão realizadas toda última quinta-feira de cada mês dá 14 às 17 horas, no Centro do Idoso Tutti Buona Gente.