10ª edição da Festália é lançada oficialmente em Turvo

“Vem pra Turvo”. Esta foi à proposta apresentada no lançamento oficial da 10ª Festália, que ocorreu nesta terça-feira, 17, no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni. Pela primeira vez, o evento contará com música tema para espalhar o clima alegre, o legado cultural e os atrativos de todas as frentes: o Arrancadão de Tratores, a 1ª Festa Nacional da Pitaya Orgânica e o 4º Encontro Nacional dos Meninos de Turvo.

“A ideia é esta: ‘Vem pra Turvo’ entre 17 e 20 de maio. Nós soubemos que a capacidade hotelaria de nossa cidade já foi esgotada para todos os dias de festa. Isso é muito bom porque mostra o crescimento da Festália”, afirmou o a Associação dos Descendentes de Italianos (Aditália), Alírio Biléssimo.

A fim de reforçar o convite para a 10ª edição, as ragazze Ana Beatriz Scarabelot Rech, Jéssica Casteller Fávaro e Lara Beatriz Kunhasky Spilere estão participando de ações em toda a região. “As ragazzas da Festália tem a missão de divulgar a festa e representar a beleza da mulher turvense”, declarou Iracy Scarabelot.

Além do resgate histórico e cultural das raízes italianas, o evento também fomenta a economia municipal. “A população já se identifica com a festa, que leva o nome de Turvo mais longe a cada edição. Este é um espaço importante para que as empresas possam demonstrar seus produtos e gerar recursos. E é a oportunidade para mostrar que temos muitos motivos para comemorar Turvo”, frisou o prefeito, Tiago Zilli.

A prova disto está na realização simultânea da 1ª Festa Nacional da Pitaya Orgânica, que está se firmando como boa opção para diversificação da atividade rural em Turvo.

“A pitaya está sendo chamada de “fruto da inovação e da sustentabilidade”. Assim, ela já chega com uma marca cultural e turística da região. Por isso, queremos apresentar a pitaya como alternativa de renda aos produtores e alimento saboroso com grande valor nutritivo a população”, ressaltou Cris Abreu, do Recanto da Pitaya.

Programação para todas as idades

A programação para os quatro dias contará com oito restaurantes na praça de alimentação com comidas típicas, apresentações culturais, tradicional Desfile de Famílias, 2º Festival Sul Catarinense da Cultura Italiana, o Arrancadão e atrações para toda a família.