Palestra, blitz e simulação de acidente marcam Semana do Trânsito em Turvo
Uma série de atividades marcou a 14ª Semana Nacional do Trânsito no município. A parceria entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e a Administração Municipal oportunizou a realização de uma palestra aos estudantes, blitz informativa e uma simulação de acidente.
Os trabalhos começaram com palestras aos alunos da rede municipal e estadual na última quinta-feira, 4, no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi.
“O objetivo de fazer as palestras é que aquele que já tem opinião formada é difícil de ser conscientizado. Trabalhando com as crianças, é possível alertar desde novo aos perigos no transito. Neste ano, temos o lema “Nós somos o transito”. Então, as nossas atitudes determinam se o transito será seguro ou não”, declarou o 3º sargento da PM de Turvo, Marcelo Picolo, que proferiu as palestras aos estudantes.
Envolvendo alunos do 1º ano do ensino fundamental até ensino médio, a conscientização ocorreu nos períodos matutino e vespertino. “É importante porque é educação e aborda a questão do trânsito para ciclistas e pedestres, as principais formas de locomoção desta faixa etária. Educando a criança se projeta à família, porque a criança cobra comportamento dos pais”, frisou a secretária de Educação, Suzana Miranda.
Simulação de acidente de trânsito
Pela segunda vez, os moradores de Turvo puderam acompanhar todo o procedimento de atendimento de um acidente de trânsito. A simulação ocorreu no centro do município na sexta-feira, 5.
“A população pode ver a dificuldade que temos na ocorrência de um acidente. Neste caso, o veiculo estava em um poste, que poderia estar energizado. A equipe retratou a realidade que enfrentamos ao atender uma ocorrência. As pessoas puderam ver o quanto é difícil e como deve ser procedido. Primeiramente, a segurança das pessoas que não estão envolvidas no acidente, a segurança dos policiais e de quem vai atender o acidente para proceder de forma correta no resgate”, concluiu o sargento da Polícia Militar.