Contação de histórias auxilia no ensino-aprendizagem
Na escola, a prática da contação de histórias tem um papel muito importante no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser trabalhada de diversas formas. A contação de história apresenta as crianças ao universo da narrativa e, por isso, pode ser uma ferramenta significativa para favorecer o gosto e hábito à leitura, a ampliação das experiências sociais, o desenvolvimento da imaginação, a habilidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, a ampliação do vocabulário e a potencialização da importância da linguagem oral.
A professora Thaisa Moro Selinger, do 1º ano vespertino, da escola Profª Maria Das Dores Cordeiro Angeloni, que desenvolveu o projeto A boca do sapo, relata que cada história contada pode aguçar o desejo de aprender novos conhecimentos, através de múltiplas reações e significados atribuídos por cada criança com seu jeito singular de perceber o mundo, pois as mesmas vivenciam situações diferentes fora da escola e terão muitas contribuições a ofertar durante a interpretação da história narrada, através de desenhos, brincadeiras, jogos, cantigas, dramatizações, recortes, colagens, entre outros.
“A atividade de contar histórias é uma forma eficiente para agregar ao trabalho docente. Essa prática pode trazer novos subsídios para a sala de aula, colaborando, assim, para a fomento de uma educação saudável, rica em descobertas e aprendizados e marcada pela sábia tradição de ouvir e contar histórias”, relata a professora.
A diretora, Silvia Rosane Salvaro, parabeniza aos professores que usam da criatividade para que os alunos possam aprender de forma lúdica.
A secretária de Educação, Drª Elizete Maria Possamai Ribeiro, observa que as atividades desenvolvidas em sala de aula estão dentro do contexto de ensino-aprendizagem para que seja trabalhado com os estudantes as estabelecidas para cada faixa etária.
O prefeito, Sandro Cirimbelli, e o vice, Osvaldo Fávaro, observam que a administração está empenhada em dar suporte a toda rede municipal de ensino.