Projeto Filhos de Turvo garante acolhimento e informações

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gestante deve ter suporte emocional, assim como atenção à saúde, evitando o máximo possível as intervenções e valorizando a humanização do tratamento e acompanhamento da gravidez. Em Turvo, o projeto Filhos do Turvo, proporciona, um olhar multiprofissional a gestante e sua família. As integrantes do terceiro trimestre tiveram no último sábado de setembro palestras com a equipe do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família).

A coordenadora da atenção básica, enfermeira Renata Pacheco Ribeiro, explica que o encontro contou com informações técnicas da pediatra Ana Cláudia, da fisioterapeuta pélvica Laura Scarabelot e  da obstetra Isabel Biz. O encontro ainda teve a participação da primeira-dama, Rosani Zanette Cirimbelli, e da esposa do vice, Denise Feltrin Fávaro, em representação da Associação dos Clubes de Mães, aos quais são parceiros na produção de kits de enxoval, entregues para as mamães e seus bebês.

O secretário de Saúde, José Tadeu Arceno, reforça que o grupo agrega um trabalho importante no atendimento e orientação do grupo familiar. “O projeto Filhos de Turvo trabalha com as gestantes na atenção básica com a realização do pré-natal e um trabalho com uma equipe multidisciplinar que envolve obstetra, assistente social, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta pélvica, dentista e pediatra. Há uma série de encontros aos longo da gestação”.

Para o prefeito, Sandro Cirimbelli, e o vice, Osvaldo Fávaro, a humanização é acolhimento é essencial sempre, mas no momento da gestação há uma sensibilidade e cuidado fundamentais.